Ligue
4007-2180

Minha Viagem Para Suécia / Parte 3: Serviços Públicos

Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem

Nesta terceira parte do post sobre Estocolmo, na Suécia,  destaco aspectos da culinária local e os serviços públicos essenciais, tais como transporte, saúde educação e serviços básicos. O Brasil é sempre muito comparado nestes quesitos com países desenvolvidos, principalmente europeus. Entretanto, estas comparações são feitas através de dados estatísticos, que, apesar de mostrarem com precisão a situação do país, não mostra detalhes por trás dos números como num texto com informações turísticas. Acompanhe!

 

Minha Viagem Para Suécia / Parte 3: Serviços Públicos

 

Culinária da Suécia

Lingonberry Suécia

Assim como nós, eles comem porco, frango e meatballs (almôndegas). Mas um prato que me chamou a atenção e é delicioso é o Lingonberry, uma fruta nativa que vale a pena experimentar! Comidas exóticas de lá são as carnes de Alce e de Rena.

 

Educação

biblioteca estocolmo1

A Suécia preza muito pela educação. Pode-se perceber isso pela estrutura da Biblioteca Pública de Kista, localizada dentro do shopping, que, por sinal, esta a uma rua da universidade de tecnologia da informação e da Scientific Tower, local onde os suecos possuem escritórios de trabalho e pesquisas voltadas para os cursos das universidades.

biblioteca kitra1

 

Para se pegar um livro na biblioteca, por exemplo, é necessário o número de identidade sueca que só poderá ser tirado durante o processo de naturalização. Esta mesma biblioteca possui curso de teatro e uma estrutura adequada para ensaiar peças.

biblioteca publica suécia1

 

Comodidades e Independência

fotos-estocolmo-001

Os nativos da Suécia prezam pela praticidade. Preferem uma máquina de lavar pratos do que bucha e detergente e uma secadora de roupas em relação ao bom e velho varal. Além de secadora e máquina e lavar pratos, aspiradores de pó, chuveiros com tamanhos e temperaturas facilmente ajustáveis e todas as torneiras também com ajuste de temperatura. Tudo isso torna a vida dos nativos mais cômoda e, consequentemente, mais pessoas, em especial os jovens que acabam de completar 18 anos, optam por morarem sozinhos independentemente do sexo.

 

Serviços Essenciais

ruas de estocolmo

Os serviços de água e esgoto são tão eficientes na Suécia que pode-se beber água diretamente da torneira, dispensando a compra de filtros e galões de água potável. Com relação as campanhas de poupar água que estamos acostumados a ver no Brasil, isso aqui não existe pois como os serviços de tratamento são eficientes, a água utilizada retorna com mais rapidez e sem a necessidade de pagar caro por isso, como se a cidade fosse uma enorme fonte de água retornável.

Os serviços de energia elétrica possuem duas fontes principais: hidrelétricas, como no Brasil, e Energia Solar. A primeira é paga e a segunda é gratuita, entretanto, nem todos os eletrodomésticos estão adaptados a funcionar apenas com energia solar e sim aparelhos menos complexos como aquecedores e lâmpadas.

 

Leia também:

Minha Viagem Para Suécia/Parte 1: Cultura Local. Por Solon Rocha

Minha Viagem Para Suécia/Parte 2: Curiosidades. Por Solon Rocha

 

Mobilidade Urbana

estocolmo


São 4 os tipos de transporte mais utilizados na Suécia:

 

Bicicletas:

estocolmo-bicicletas

É o mais saudável e barato de todos. Existem ciclovias por várias partes da cidade, facilitando muito o tipo de deslocamento. Além disso, existem ciclovias entre os carros em algumas partes e o ciclista também pode levar multa e perder a carteira de habilitação (se possuir uma) caso circule de bicicleta embriagado.

Desvantagens: Alguns lugares não são seguros para deixar as bicicletas mesmo com cadeados. Além de ser um transporte relativamente lento e vulnerável a acidentes.

 

Carros:

carros estocolmo

Assim como no Brasil, os carros são comuns na Suécia também. As rodovias são muito boas e as estradas possuem sinalizadores de velocidades eletrônicos que mudam as regras de velocidade máxima permitida quando há algum acidente por exemplo.

Desvantagens: Estacionar de graça em Estocolmo não é uma tarefa fácil. Existem parquímetros em quase todos os lugares.

 

Metrôs:

São silenciosos, limpos e, pelo menos nas vezes que fui, sempre haviam lugares disponíveis. As estações de metrô são climatizadas e com desenhos muito bonitos nos rochedos além de possuir horários de chegada dos metrôs muito precisos.

Desvantagens: Para o turista que nunca andou de metrô e não sabe sueco é muito ruim acertar na primeira vez em qual estação deve-se desembarcar devido aos mapas confusos e a ausência de instruções no idioma inglês.

 

Ônibus:

ônibus estocolmo

Possuem espaços para carregar energia de aparelhos eletrônicos além de serem muito silenciosos e com horários disponíveis de chegada para cada ônibus.

Desvantagens: Ao contrário dos metrôs, os horários estimados para a chegada dos ônibus não são precisos e, dependendo do tráfego e da distância, a viagem pode demorar mais tempo se compararmos com os carros e metrôs.

 

Na parte 4 descrevo um pouco dos eventos, vida noturna e locais visitados em Estocolmo, na Suécia.


Vai viajar? Entre em contato comigo! solon.rocha@encontresuaviagem.com.br

Clique aqui para visitar meu site!

Clique aqui para manter-se atualizado curtindo minha página no Facebook onde publico meus artigos diariamente e ofertas de pacotes turísticos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Passagens

Ocultar

Pesquisar

Receba ofertas exclusivas no seu e-mail