Ligue
4007-2180

Viaje e Deguste o Melhor da Gastronomia Maranhense

Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem

 

A culinária nordestina é muito variável! Cada região traz influências, tais como a colonização, fatores geográficos e econômicos. No Maranhão a influência veio de culturas diversas, como a francesa, holandesa, portuguesa, indígena e africana. Por ser um território com grande aérea litorânea e cheio de rios, a característica principal da alimentação do Estado vem os frutos do mar e peixes de água doce. Outros pratos mais famosos da gastronomia maranhense são o arroz de cuxá, o arroz de Maria Isabel e a caldeirada de pescada amarela, caranguejo e carne sol. Sem falar nos ingredientes, como farinha de mandioca, a própria mandioca e o quiabo. Quer saber mais sobre a gastronomia maranhense? Confira no post!

 

Pelo Maranhão ser localizado em uma região de variações de flora, as frutas são abundantes e pouco conhecidas, como Buriti, Bacuri, Açaí, Mangaba, Acerola, Cajá, Cupuaçu, Graviola, Caju, Jenipapo, entre outros.

Nas bebidas, a mais tradicional é a tiquira, um tipo de aguardente de mandioca com teor alcoólico elevado. Outra boa pedida, que não podemos deixar de experimentar, é o famoso refrigerante de cor rosa, o Jesus, que faz muito sucesso entre os visitantes e moradores. Vamos expor os principais pratos da gastronomia maranhense:

 

Pratos da Gastronomia Maranhense

 

Arroz de cuxá

Arroz de cuxá

Resultado de várias influências culturais, o arroz de cuxá é um prato que reflete hábitos das culinárias portuguesa, indígena e africana. O arroz é feito com um erva oriunda da africa, chamada de vinagreira. Também leva camarão seco e temperos. É sempre servido para acompanhar os pratos do mar, como torta de caranguejo ou de camarão, peixes e camarões fritos. A população de todo o estado aprecia esse prato.

 

Carne de sol

Carne de Sol

Típica do nordeste brasileiro, a carne de sol, também é denominada carne de vento e carne seca. O  método conserva carne, de origem bovina, salgando-se e secando-se, em local coberto e bem ventilado. Muito degustado no Maranhão, as variações vão de pedaços fritos, misturados com arroz (chama-se de Maria Isabel), tortas e outros pratos.

 

Guaraná Jesus

Guaraná Jesus

É um refrigerante típico do Maranhão, fabricado e distribuído somente naquele estado. O nome, Guaraná Jesus, é uma homenagem ao farmacêutico que inventou a fórmula da bebida, que também se chamava Jesus. Hoje o refrigerante é fabricado pela Coca-Cola, mas tem a mesma essência de sua origem: de cor rosa; feito de guaraná; bem doce; lembra cravo e canela e tem uma leve lembrança de chiclete sabor tutti-frutti. Faz muito sucesso entre a população e turistas.

 

Tiquira

Tiquira

Um destilado a base de mandioca de um teor alcoólico elevado. Uma verdadeira aguardente brasileira. Tem o tom de cor azulada e é muito popular no Maranhão. A bebida foi consumida historicamente pelas classes mais pobres e pelos escravos do estado e seus descendentes continuaram a produzir,  fato que levou discriminação e gerou preconceito em gerações. A tiquira é um pouco venenosa e precisa passar por um procedimento todo especial, para perder o veneno. A lenda dize que se você tomar banho depois de tomá-la pode até morrer. A solução é tomar banho antes de beber a tiquira.

 

Frutas

frutas do maranhão

O Maranhão é muito rico em frutas tropicais. Elas são bonitas, pouco conhecidas no pais, mas os sabores são exóticos e diferentes. Das frutas são feitos doces, sorvetes, sucos, cremes e licores, como os de Buriti, Bacuri, Açaí, Mangaba, Acerola, Cajá, Cupuaçu, Graviola e Caju. São deliciosos.

 

 

Leia também:

Conheça São Luís e as melhores praias do Maranhão

10 Cidades Brasileiras que Encantam pela Arquitetura

Passe Suas Férias nas Belíssimas Paisagens de Lençóis Maranhenses

 

 

Doces

Doces

Os doces são pudim, pão-de-ló, queijadinha, broa, bolo de tapioca, mãe-benta, pastilhas, mingaus e beijus (conhecida como tapioca). Os famosos doces de espécie, especialidade da cidade de Alcântara, são receitas transmitidas de geração a geração, advindos dos portugueses.

 

Caranguejo

Caranguejo

Muito degustada pelos moradores do Estado, para comer o caranguejo é necessário ter uma certa habilidade. Mas, também, existem forma de experimentar para os que não tem muita pratica. Os melhores pratos são patinhas à milanesa, casquinha de caranguejo, peito de caranguejo com arroz e leite de coco, caranguejo cozido e quebrado e torta de caranguejo.

 

Peixada de pescada amarela

Peixada-de-Pescada-Amarela

As caldeiras ou peixada de peixe são ensopado de pescada amarela, associados com camarões, pernas de caranguejo, verduras, ovos cozidos ao molho de leite de coco. Feito na panela de barro, vem com outros acompanhamentos, como o arroz de cuxá, farinha de mandioca, vinagre e mandioca frita. Não tem que resista a essa delicia de peixe.

 

Farinha de mandioca

Farinha de mandioca

Outras denominações são: farinha d'água do Pará, fécula do Paraná e amido azedo de Minas Gerais. Produto originário da mandioca, é muito usado na preparação das paçocas, farofas e pirões, chibés, tiquaras e mingaus, praticamente em todos os acompanhamentos dos pratos da gastronomia maranhenses.


Gostou das dicas? Quer degustar das maravilhas da gastronomia maranhense?

Fique  por dentro de dicas e promoções diárias. Para promoções em passagens aéreas e hotéis em para o Maranhão acesso o site da Encontre Sua Viagem e confira!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Passagens

Ocultar

Pesquisar

Receba ofertas exclusivas no seu e-mail