Ligue
(31) 3528-6122

Conheça os Principais Pontos Turísticos de Cuiabá

Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem

 

Recentemente, Cuiabá foi uma das cidades-sedes da Copa do Mundo 2014, realizada no Brasil. Sua escolha como cidade-sede não foi por acaso, e por isso, esse post será dividido em 3 partes, contando o que de melhor a cidade tem a lhe oferecer, seja a lazer ou a negócio. Me acompanhe:

 

O artigo será dividido em: Parte 1: Pontos Turísticos de Cuiabá, mostrando todas as atrações disponíveis para se divertir com a família, amigos ou sozinho.

Parte 2: Gastronomia de Cuiabá, explorando os pratos típicos da região e indicando restaurantes para apreciar uma deliciosa comida.

Parte 3: Bares e Noite de Cuiabá, aqui, você será informado sobre os principais pontos da cidade para curtir a noite.

Espero que gostem, e que possam aproveitar as dicas e opções passadas.

Ponte Cuiabá

 

 

Pontos turísticos de Cuiabá

 

Para começar, podemos apreciar a Arte na Praça, localizada na Avenida Santos Dumont. A feira possui barracas de artesanato e comidas típicas da região, sendo possível levar diversas lembrancinhas artesanais, confeccionadas por artesãos locais, que oferecem produtos de alta qualidade. A feira possui mais de 20 anos de existência e sua organização atualmente é efetuada pela AMPA (Associação Mato-Grossense de Produtores Artesanais) e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura e já faz parte do calendário cultural e turístico da região.

casa do artesão

Ainda na parte artesanal, outro ponto da cidade, que vale a pena conhecer é a Casa do Artesão. Aqui encontramos uma arte passada por décadas, de geração a geração, sendo símbolo cultural da região. O local expõe diversas peças de cerâmica, plumária indígena, utensílios e ferramentas do artesão. O prédio no qual funciona a Casa do Artesão possui uma importância histórica tão grande, que desde o ano de 1.985 é patrimônio tombado pela secretaria de cultura.

 

#O prédio fica localizado na Rua 13 de Junho, nº 315 no Bairro Porto, e os visitantes podem visitar o local de segunda a sexta-feira das 8h às 17h e aos sábados das 08h30 às 13h. A entrada é gratuita.

 

Para os que apreciam a biodiversidade da vida marinha, um ótimo passeio é o Aquário Municipal. São 20 espécies de peixes que tiveram origem nos rios Pantanal, Amazonas e Araguaia. Lá, uma das principais atrações é o Pacu, além das Piranhas, Piraputanga, Jaú, Cachara e Tartarugas.

 

#O funcionamento é de terça a domingo das 9h às 17h, a entrada é gratuita. Para quem possuir interesse em conhecer o Aquário Municipal de Cuiabá, o endereço é Avenida Beira Rio, S/N, Bairro Porto.

 

Catedral Cuiabá

A Catedral Metropolitana Basílica Senhor Bom Jesus é considerada uma das igrejas mais tradicionais de Cuiabá.Ssua construção foi no ano de 1.722, quando a cidade ainda era uma pequena vila. Na catedral existe uma cripta onde estão sepultados os corpos de oito pessoas consideradas personalidades históricas da região. Um ótimo local para celebrar a fé e tiras ótimas fotos para guardar de recordação.

 

#A igreja fica na Praça da Republica, no Centro da cidade.

 

Centro Geodésico da América Latina, localizado na Rua Barão Melgaço, no centro, conta com um obelisco com altura superior a 20 metros, que determina o local exato do centro da América do Sul. A constatação se deu após vários estudos e cálculos efetuados pelo Marechal Rondon, consagrando a ele, todos os agradecimentos da população, não só de Cuiabá, mas também do povo brasileiro.

Depois de visitar os locais acima, agora é hora de curtir a natureza e relaxar debaixo de uma boa sombra fresca, em meio à variedade de plantas nativas do Horto Florestal Tote Garcia. Criado em 1953, ele possui uma área aproximada de 15 hectares, predominando a vegetação ciliar. 

Também é possível efetuar uma ótima caminhada pela Lagoa Encantada. O complexo foi criado com o objetivo de realizar atividades ligadas ao meio ambiente e cidadania, além de promover a conscientização da preservação ambiental. Sua estrutura é ecologicamente correta e possui áreas voltadas ao turismo, à sociedade, a educação, novas tecnologias, esporte e lazer, compreendendo 31,7ha. Possui pista de caminhada de 1,9km, aparelhos de ginástica, mirante, quiosque, maquete de bacia hidrográfica, auditório e viveiro, todos voltados para a educação sócia ambiental.

Palácio da Instrução - Cuiabá

Agora vamos viajar no mundo da leitura! Nossa parada é o Palácio da Instrução. Construído em frente à Praça da República, teve sua inauguração em 1914, sediando duas instituições de ensino de referência da cidade: a Escola Normal Pedro Celestino e a Escola Modelo Barão de Melgaço e atualmente abriga a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça. Após várias reformas, o local foi reinaugurado em 2004 e abriga atualmente a Secretaria Estadual de Cultura, o Museu de História Natural e Antropologia e a Biblioteca Pública.

Um dos principais pontos da cidade de Cuiabá é o museu de Arte SacraSua missão é preservar, conservar, divulgar e transmitir a memória e a história. As coleções do acervo são compostas de alfaias, pratarias, imagens, paramentos, retábulos e indumentárias provenientes dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX que levam os visitantes do museu a uma viagem no tempo.

Chapada Dos Guimarães

E para finalizar, temos a Chapada dos Guimarães, que apesar de não ficar em Cuiabá, está a poucos quilômetros da cidade, e por isso, para muitos, o local também faz parte da agenda de quem visita a cidade. O Parque fica a 70 quilômetros de Cuiabá e possui muitas trilhas que podem ser percorridas a pé ou de bicicleta. Durante o percurso é possível encontrar mirantes naturais e, se o dia estiver claro, ainda é possível avistar a planície pantaneira e a capital Cuiabá. Os caminhos conduzem ainda ao cartão-postal da Chapada: a cachoeira Véu de Noiva, com 86 metros de queda e vista panorâmica.

Gostou de Cuiabá? Então agende já sua visita à cidade! Na Encontre Sua Viagem, os menores preços em passagens aéreas e hotéis.

E não se esqueça, em nossa Fan Page, você fica por dentro de dicas e promoções.

Em nosso próximo encontro, vou falar sobre a gastronomia da região, então fique ligado em nosso Blog e até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Passagens

Ocultar

Pesquisar

Receba ofertas exclusivas no seu e-mail