Ligue
4007-2180

Istambul: Uma Cidade Única Dividida Em Dois Continentes. Passagem Aérea Internacional Promoção

Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem Encontre Sua Viagem

 

Istambul: Uma Cidade Única Dividida Em Dois Continentes. Passagem Aérea Internacional Promoção.

Além de ser única geograficamente, Istambul também é única em suas características. Cruzamento do mundo antigo, a cidade que já foi Bizâncio e Constantinopla, era a chegada das mercadorias que vinham pelo Caminho das Sedas até a Europa, já que a cidade é divida pela Europa e Ásia e ainda era um porto para a distribuição dessas mercadorias para o norte da África e por todo Mar Mediterrâneo.

 

Desde Bizâncio são mais de 2.500 anos de história e hoje seus mercados e mesquitas medievais, são mais de 2000, contrastam com a modernidade dos novos tempos, transito caótico, vendedores barulhentos, cheiro de especiarias e chá por toda a cidade, isso faz de Istambul uma cidade muito interessante para ser visitada.

Istambul

 

A cidade tem mais de 2.000 mesquitas e a mais conhecida de todas é a Mesquita Azul, com seus 6 minaretes.

 

Mesquita Azul

Mesquita azul

Foi construída entre 1609 e 1616 e está situada no bairro de Eminönü, fica em frente a Basílica de Santa Sofia, da Cisterna Bizantina e do Hipódromo. Entre elas existe uma praça que na primavera são montados tapetes de tulipas.

As mesquitas além de serem santuários para os islâmicos também tinham o intuito de serviços públicos. Ao redor da Mesquita Azul existem diversos prédios que serviam de cozinha para fornecer comida aos pobres, escola de teologia, bazares e uma sauna turca.

 

 

Basílica de Santa Sofia

Basílica de Santa Sofia

Também conhecida como Hagia Sophia, a Basílica de Santa Sofia não é, como muitos acham, dedicada a uma Santa, mesmo porque não existe nenhuma Santa Sofia. Ela é dedicada a Santa Sabedoria, Sofia em Grego significa sabedoria.

Foi construída entre 532 e 537 durante o Império Bizantino para ser a Catedral de Constantinopla. Mas já foi Catedral católica romana entre os anos de 1204 e 1261 e antes de se torna um museu em 1935 era uma Mesquita de 1453 a 1931.

Com sua enorme cúpula ela mudou a história da arquitetura, a Catedral de Santa Sofia foi considerada a maior do mundo até que a Catedral de Sevilha ficasse pronta em 1520.

No livro de Dan Brown, Inferno, ela serve de cenário para as aventuras do Prof. Robert Langdon.

 

 

Cisterna Bizantina

cisterna bizantina

A Cisterna Bizantina se encontra em frente à Santa Sofia e é a maior de centenas de cisternas que se espalham pela cidade de Istambul. Foi construída no ano 532 com o intuito de proteger a cidade da falta de água em caso de ataques. Foram utilizadas 336 colunas romanas retiradas de templos pagãos na Anatólia. Tem 10 000 m², 8 metros de altura e tem capacidade para 30 milhões de litros.

A Cisterna bizantina também é cenário no livro Inferno, de Brown.

 

 

Hipódromo de Constantinopla

hipódromo

O Hipódromo de Constantinopla fica localizado em frente a Mesquita Azul, na praça Sultanahmet. Foi contruído em 203 pelo imperador bizantino Septimo Severo. Era um centro esportivo e social e tinha capacidade para 100 000 espectadores. Hoje sobraram apenas algumas colunas.

 

 

Palácio Topkapi

topkapi-palace-from-tower

O Palácio Topkapi foi construído em 1453 por Mehmet II, o conquistador e serviu de residência para os sultões por três séculos. O palácio tem três portas Porta Imperial, Porta da Salvação e Porta da Felicidade, só determinadas pessoas podiam passar por elas. O Palácio também tinha um harém, a sala de parlamento, a cozinha, que tinha mais de 1000 funcionários para tender a todos que visitavam o Palácio. Uma curiosidade é que apesar de se rum lugar muito movimentado por pessoas e cavalos, não havia muito barulho pelo fato dos cascos dos cavalos serem cobertos com um pano.

Hoje é um museu e tem várias alas de visitação, incluindo a ala das jóais onde se encontra o 4º maior diamante do mundo.

Ele fica localizado estrategicamente em cima do Bósforo, proporcionando uma vista muito bonita para tirar fotos.

 

Palácio Dolmabahçe

O Palácio Dolmabahçe foi construído pelo sultão Abdülmecid I entre 1842 e 1853 e serviu como o proncipal centro administrativo do Império Otomano entre 1853 e 1922. Foram usadas 14 toneladas de outro para ornamentar o palácio que tem estilo europeu e não oriental. O maior lustre de cristal da Boêmia do mundo decora o salão principal e foi presente da rainha Vitória, possui 750 lâmpadar e pesa 4,5 toneladas.

Depois da queda do Império Otomano ele foi utilizado pelo primeiro presidente da República da Turquia, Mustafa Kemal Atatürk e passou seus últimos dias nesse palácio. Até hoje os relógios do Palácio estão parados no horário de sua morte, às 9h05min.

O Palácio Dolmabahçe é utilizado até hoje para grandes recepções de Chefes de Estado.

Palácio-Dolmabahçe

 

Em outro post continuarei a falar de Istambul, porque existem tantas atrações legais na cidade que em um post só não cabe.

Acesse www.encontresuaviagem.com.br e faça sua reserva de hotel  e compre sua passagem aérea internacional promoção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Passagens

Ocultar

Pesquisar

Receba ofertas exclusivas no seu e-mail