Ligue
4007-2180

Campina Grande

Campina Grande é um município brasileiro situado no estado da Paraíba.

 

Considerada um dos principais pólos industriais da Região Nordeste e o maior pólo tecnológico da América Latina, segundo a revista norte americana Newsweek. Campina Grande foi fundada em 1º de dezembro de 1697, tendo sido elevada à categoria de cidade em 11 de outubro de 1864.

 

A cidade possui uma agenda cultural variada, destacando-se os festejos de São João, que acontecem durante todo o mês de junho (chamado de "O Maior São João do Mundo"), a Micarande, um dos mais tradicionais carnavais fora de época do país, o Encontro da Nova Consciência, um encontro ecumênico realizado durante o carnaval, além do Festival de Inverno e outros 20 eventos.

 

De acordo com estimativas de 2010, sua população é de 385.276 mil habitantes, sendo a segunda cidade mais populosa da Paraíba. Campina Grande foi indicada pelo jornal a Gazeta Mercantil, como a cidade mais dinâmica do nordeste e 6ª cidade mais dinâmica do Brasil.

 

A cidade tem o segundo maior PIB entre os municípios paraíbanos, representando 13,63% do total das riquezas produzidas na Paraíba. Uma evidência do desenvolvimento da cidade nos últimos tempos é o ranking da revista Você S/A, no qual Campina Grande aparece como uma das 10 melhores cidades para se trabalhar e fazer carreira do Brasil, única cidade do interior entre as capitais escolhidas no país.
A Região Metropolitana de Campina Grande, formada por 23 municípios, possui uma população estimada em 687.545 habitantes, sendo a maior zona metropolitana do interior nordestino, quarta maior zona metropolitana do interior brasileiro, 24ª maior do Brasil e 787º maior do mundo.

 

Campina Grande também é conhecida como cidade universitária, pois conta com 16 universidades (é proporcionalmente a cidade com mais universidades no Brasil), sendo três delas publicas. É comum estudantes do Nordeste e de todo o Brasil virem morar no município para estudar nas universidades locais. Além de ensino superior, o município oferece capacitação para o nível médio e técnico.

Museu Histórico: Ocupa um escondido prédio de 1814, no Centro, onde já funcionou a cadeia da cidade. Expõe painéis, mapas e fotos que registram o desenvolvimento da região. Av. Mal. Floriano Peixoto, 825, 3310-6182. 2ª/sáb 8h/12h, 13h/17h. Grátis.

 

Sítio Arqueológico Itaquatiara: Horário: 8h/16h
Com 24 m de comprimento e quase 4 m de altura, a pedra do Ingá está repleta de gravuras atribuídas às populações indígenas. Fica em uma propriedade rural no município de Ingá, a 46 km de Campina Grande e a 109 km de João Pessoa (acesso pela BR-230).

 

Museu Do Algodão: Instalado na antiga estação ferroviária, retrata a história da matéria-prima que impulsionou o desenvolvimento da região no início do séc. 20. R. Benjamim Constant (Largo da Estação Velha), 3341-1039. 2ª/6ª 8h/12h, 13h/17h, sáb 8h/17h. Grátis.

 

Festa Junina (São João): Durante o mês de junho, Campina Grande se enfeita para o "maior São João do mundo", o grande orgulho da cidade. Uma enorme praça chamada Parque do Povo centraliza o evento, abrigando diversos palcos de forró pé de serra, centenas de barracas de comidas típicas, apresentações de quadrilhas e shows de artistas populares. Há programação nos 30 dias do mês. Às sextas, sábados e no dia de São João (24 de junho), a praça fica lotada a ponto de dificultar a circulação dos visitantes.

 

Micarande: O carnaval fora de época da cidade dura quatro dias, atrai cerca de 100 mil pessoas e reúne nomes como a cantora Ivete Sangalo e a banda Asa de Águia.

O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005. Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

 

Campina Grande, por situar-se no agreste paraibano, entre o litoral e o sertão, possui um clima menos árido do que o predominante no interior do estado (clima tropical semiárido). Além disso, a altitude de 552 metros acima do nível do mar garante temperaturas mais amenas durante todo o ano. As temperaturas máximas são de 30 °C nos dias mais quentes de verão e 20 °C em dias de inverno. As temperaturas mínimas ficam em torno de 20 °C nos dias mais quentes de verão, ou 13 °C nas noites mais frias do ano. A umidade relativa do ar está entre 75 a 82 %. O período chuvoso começa em maio e termina em agosto.

Ocultar
Receba ofertas exclusivas no seu e-mail