Ligue
4007-2180

Dubai

Dubai (em árabe: دبيّ, Dubayy) é um dos sete emirados e a cidade mais populosa dos Emirados Árabes Unidos (EAU) com aproximadamente 2.262.000 habitantes. Está localizado ao longo da costa sul do Golfo Pérsico na Península Arábica na Ásia. O município muitas vezes é chamado de "Cidade de Dubai" para diferenciá-lo do emirado de mesmo nome. Dubai é conhecida mundialmente por ser extremamente moderna, "futurista" e com enormes arranha-céus e largas avenidas.

 

Existem registros da existência da cidade pelo menos 150 anos antes da formação dos EAU. Dubai divide funções jurídicas, políticas,militares e econômicas com os outros emirados, embora cada emirado tenha jurisdição sobre algumas funções, tais como a aplicação da lei civil e fornecimento e manutenção de instalações locais. Dubai tem a maior população e é o segundo maior emirado por área, depois de Abu Dhabi. Dubai e Abu Dhabi são os únicos emirados que possuem poder de veto sobre questões de importância nacional na legislatura do país. Dubai tem sido governado pela dinastia Al Maktoum desde 1833. O atual governante de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, é também o Primeiro-Ministro e Vice Presidente dos Emirados Árabes Unidos.

 

A receita do emirado é proveniente do turismo, comércio, setor imobiliário e serviços financeiros. As receitas de petróleo e gás naturalcontribuem com menos de 6% (2006) do PIB de US$ 37 bilhões da economia de Dubai (2005). O setor imobiliário e da construção, por outro lado, contribuiu com 22,6% da economia em 2005, antes do atual boom da construção em larga escala. Dubai tem atraído atenção através dos seus projetos imobiliários  e acontecimentos esportivos. Esta maior atenção, coincidindo com o seu aparecimento como um concentrador de negócios mundial, pôs em destaque questões dos direitos humanos relativas à sua mão-de-obra em grande parte externa.

Abu Dhabi
A capital e o maior emirado do país também era deserta há cerca de 30 anos. É responsável por 10% do suprimento petroleiro mundial. Também investe na importação de cultura. Tem filiais do Louvre e do Guggenheim e das universidades de Sorbonne e Yale.

 

Al Fahidi Street
Nesta rua, foi levantada a construção mais antiga do emirado, um forte, agora transformado no Museu de Dubai. Hoje tem hotéis, souks e shoppings. Nas lojas ao ar livre, conseguem-se preços muitas vezes melhores que nos shoppings.

 

Al Muntaha
Burj Al Arab Hotel, Beach Road, Jumeirah, 301-7777, jumeirah.com; 2a/dom
12h30/15h e 19h/24h;
É o bar do restaurante panorâmico do Burj Al Arab. Tem música ao vivo.

 

Bar Zar
Souk Madinat Jumeirah, 366-6348; 17h/2h, feriados 12h/2h;
É um dos que ficam na parte externa do shopping Souk Madinat Jumeirah. Tem clima agradável e mesas voltadas para o mar. Com drinques baratos, o andar superior é mais calmo. No inferior, sempre tem uma TV ligada no canal de esportes.

 

Bastaquia
entre a Al Fahidi Street e a margem sul do Creek
É o bairro antigo de Dubai, que foi reformado e hoje abriga cafés, restaurantes e galerias de arte. As torres com aberturas na porção mais alta são os sistemas de resfriamento das casas usadas pelos beduínos.

 

Buddha Bar
Grosvenor House, West Marina Beach, Sheik Zayed Road, 399-8888; 20h/2h;
Bar da grife Buddha Bar (que tem filial em São Paulo). Com um ótimo visual e boa comida asiática.

 

BurJuman
BurJuman Centre, Trade Centre Road, 352-2655, burjuman.com; 2a/5a e sáb/dom 10h/22h, 6a, 16h/22h
Shopping luxuoso em Bur Dubai, ficou quatro vezes maior. Tem grifes clássicas, como Donna Karan, Tiffany’s, Louis Vuitton e Christian Lacroix.

 

Creek
É o braço de mar que invade o continente e divide a cidade. Há passeios de barco.

 

Dubai Museum
Al Fahidi Street, 393-7151; 2a/5a e sáb/dom 8h30/20h30, 6a 14h30/20h30
Instalações com manequins e vídeos contam a história dos beduínos e pescadores que fundaram a região.

 

Esqui
Mall of the Emirates, Sheik Zayed Road, Interchange 4, 409-9000, 2a/4a e dom 10h/23h, 5a/6a 10h/24h
A pista de esqui fica dentro do shopping, que abriga também um resort.

 

Freeshop de Dubai
dubaidutyfree.com
É grande, mas muito cheio. Parece um shopping, e sua área está sendo expandida de 7 mil para 15 mil metros quadrados. Se a ideia Jumeirah Beach Hotel: na praia mais popular de Dubai Arabian Park Hotel: equipado com internet e academia for fazer compras ali, chegue cedo. Alguns portões de embarque são tão distantes das lojas e os caixas têm filas tão longas que você corre o risco de perder o voo.

 

Heritage and Diving Village
Al Shindagha, 393-7151, dubaitourism.co.ae
É o lugar que os nativos dedicaram à preservação da cultura local. Tem museus, restaurantes típicos e sedia eventos de arte
e dança.

 

Ibn Battuta Mall
Interchange 6, Sheik Zayed Road, 882-1414; 2a/5a e sáb/dom 10h/21h, 6a 17h/21h
Em homenagem ao viajante considerado “o Marco Polo dos árabes” e que deu nome ao lugar, o shopping é dividido em alas decoradas com motivos dos locais por onde Ibn Battuta passou, como a China e a Índia.

 

Jumeirah Beach
acesso pela Al Jumeirah Road
É a mais popular das praias de Dubai, onde fi cam os hotéis Burj Al Arab e Jumeirah Beach Resort, além do shopping Souk Madinat Jumeirah.

 

Mall of the Emirates
Sheik Zayed Road, Interchange 4, 409-9000; 10h/22h
É um dos maiores shopping centers da região. Grandes empresas, como o Carrefour, estão presentes. O destaque é a pista de esqui indoor, dentro do shopping.

 

Mesquita Jumeirah
Beach Road, 353-6666; visitas 5a e dom 10h
É a única do emirado aberta a visitação e que pode ser fotografada.

 

Passeio de balão
390-3505
Com duração aproximada de uma hora, passa sobre as dunas vermelhas dos desertos que rodeiam a região. Pode render ótimas fotos. Com a Zodiac Balloons ou a Amigos Balloons (289-9295).

 

Safári no deserto
303-4888, arabianadventures.com
Com um off-road de luxo, começa pela montanha-russa de dunas e só pára ao pôr-do-sol. Depois, hora de andar de camelo e dormir em tradicionais tendas beduínas. Com a Arabian Adventures ou a Alpha Tours (294-9888).

 

Sharja
É um emirado vizinho de Dubai, onde há poucos imigrantes e, por isso, é mais fácil entrar em contato com a cultura local.

 

Souk de especiarias
entre Nasr Square e o Creek, 2a/5a e sáb/dom 9h/13h e 16h/22h, 6a 16h/22h
É vizinho do souk do ouro. Não é necessariamente mais barato que supermercados e shoppings, mas possui uma atmosfera mais próxima à verdadeira tradição do emirado. Muitos peixes e frutas podem ser encontrados em um souk vizinho, o de alimentos.

 

Souk do ouro
Sikkat Al Kalil Street, dubaigoldsouk.com; 2a/5a e sáb/dom 9h/13h e 16h/22h, 6a 16h/22h
A “Cidade do Ouro” de Dubai abriga mais de 300 joalheiros. Brilhantes, esmeraldas, safiras e outros tipos de joia podem ser encontrados em meio ao tradicional ouro – bem mais barato que em grande parte do mundo, em 18, 21 ou 22 quilates. Seguindo a tradição, é preciso negociar cada peça comprada. Melhor levar dirhams, pois alguns lugares não aceitam cartão.

 

Souk Madinat Jumeirah
Al Sufouh Road, 366-6546, madinatjumeirah.com; 10h/23h
Embora tenha nome de mercado, é o shopping mais agradável de Dubai. Fica na Praia de Jumeirah, tem corredores abertos, bancas de artesanato ao ar livre e bares que ficam lotados no fim de tarde e à noite.

 

Souks de Sharjah Sharjah
Possui souks velhos e novos, ambos conceituados. Os antigos são organizados e limpos, com lojas que vendem tapetes e pashminas feitos de seda, entre outros artesanatos do Oriente, como narguilés. Tem bons preços.

 

Trilogy
Souk Madinat Jumeirah, Beach Road, 366-8888; 21h/3h; Cc: A, M, V
Balada eletrônica em três andares frequentada por turistas.

O clima no Dubai é um clima subtropical árido. As chuvas geralmente brilham pela sua ausência. No inverno, a média de temperaturas é estimada entre os 20 e os 25 graus. no entanto no verão, as mesmas têm por hábito exceder os 35 graus Celsius.

Ocultar
Receba ofertas exclusivas no seu e-mail