Ligue
(31) 3528-6122

Munique

Munique (em alemão: München; AFI: [ˈmʏnçÉ™n]   ouça) é uma cidade alemã, capital do estado federal da Baviera, onde anualmente festeja-se a mundialmente famosa Oktoberfest. Na qualidade de capital, Munique alberga o parlamento e governo estadual.

 

Munique conta atualmente cerca de 1,4 milhão de habitantes, chegando aos 2,5 se contarmos com a sua área metropolitana. É assim a maior cidade da Baviera, e a terceira maior da Alemanha, depois de Berlim e de Hamburgo. Uma das atividades de destaque na cidade e na região é o turismo. Munique também é a sede da BMW.

 

Munique é uma cidade independente (kreisfreie Stadt) ou distrito urbano (Stadtkreis), ou seja, possui estatuto de distrito (Kreis). Adicionalmente, Munique é também sede do governo do distrito administrativo da "Alta Baviera" (Oberbayern em alemão) bem como do distrito territorial (Landkreis) de Munique.

 

Cidades grandes próximas são Praga (República Checa), a cerca de 380 km a nordeste, Viena (Áustria) a cerca de 440 km a leste e Berlim, cerca de 590 km ao norte. Foi fundada em 1158. O número de habitantes da cidade de Munique ultrapassou por volta de 1854 o número dos cem mil, tendo nessa altura obtido o estatuto de cidade grande (Grosstadt). A cidade foi destruída pela metade durante a Segunda Guerra Mundial, porém reconstruída. Desde 1960 a cidade possui mais de um milhão de habitantes. Munique é atravessada pelo rio Isar.

Alter Simpl
Türkenstrasse, 57, 89-272-3083, 11h/3h
Pub com bom cardápio, ambiente e ótima programação de jazz.

 

Deutshes Museum
Museumsinsel, 1, 89-217-9324, deutschesmuseum.de; 9h/17h sex. a qua., 9h/20h qui; € 8,50
Tem uma coleção formada por algumas das maiores descobertas na área de tecnologia nos últimos dois séculos.

 

Hofbräuhaus
Am Platz, 9, 89-2901-3610, hofbraeuhaus.de, 9h/23h30; Cc: M, V
Cervejaria concorrida.

 

Marienplatz
É uma praça que fica lotada de turistas todos os dias às 11h e 12h, quando soam os sinos do carrilhão Glockenspiel, na Neue Rathaus - o prédio da prefeitura em estilo gótico.

 

P1
Prinzregentenstrasse, 1, 89-211-1140, p1-club.de, 21h/5h; Cc: A, V
Disco agitada, com turistas e locais.

 

Residenz
Residenztrasse, 1, entrada pela Max-Josephs-Platz, 3, 89-290-671,residenz-muenchen.de; abr./15 out. 9h/18h; 16 out./mar. 10h/17h; € 9
Um dos principais pontos de interesse do centro histórico é a antiga residência dos reis da Baviera.

A cidade de Munique situa-se na região entre os climas atlântico úmido e continental seco. Outros fatores essenciais que determinam o clima da cidade são os Alpes e o rio Danúbio, que fazem a divisão do tempo da região (um lado dos Alpes apresenta clima diferente do outro). Graças a esses fatores o tempo é relativamente muito variável. O vento Föhn traz da região sul, durante o ano todo, correntes de ar irregularmente quentes e secas. Em conjunto com as correntes de ar está a boa vista à distância - e especialmente o conhecido céu azul da Baviera - estando os alpes da baviera muito nitidamente visíveis. A temperatura mais alta já registrada pelo serviço meteorológico alemão na cidade foi de 35,8 °C em Nymphenburg.

 

Munique também já foi atingida em sua região por climas intensos. O mais importante foi o de 12 de Julho de 1984, que causou prejuízos calculados em 1,5 milhões de Euros. Graças a sua proximidade com os Alpes, Munique é também a cidade grande alemã que mais neva.

 

Uma estimativa das estatísticas climáticas relatou que a parte sul da cidade é a mais ensolarada. A porção norte da cidade possui mais neblina. A porção oeste é mais seca que a leste. Isso é fundamentalmente uma consequência das diferenças de altitude na cidade, que criam um pequeno clima, e da divisão que o Rio Isar faz na cidade na direção leste-oeste.

Ocultar
Receba ofertas exclusivas no seu e-mail