Já pensou em fazer um turismo sustentável? Entenda mais sobre o conceito e saiba como você pode contribuir para deixar um impacto positivo pelos lugares que passa!

O turismo é uma atividade positiva para ambos os lados envolvidos. Enquanto você pode ter uma experiência enriquecedora e divertida em outros lugares do mundo, as pessoas que moram e trabalham nesses locais contam com chances de renda e desenvolvimento. 

Ou seja, ao receber visitantes ao longo do ano, a cidade está movimentando sua economia.

No entanto, outros impactos são gerados com essas visitas, principalmente no meio ambiente e na sociedade. 

Por isso, o turismo sustentável é uma pauta que precisa ser conhecida. Por meio dele, podemos conhecer formas mais conscientes de nos relacionar com o ambiente que nos rodeia. 

Entenda o que é turismo sustentável

O turismo sustentável é uma forma de exercer a atividade turística tentando minimizar os impactos negativos que as visitas podem causar.

Ou seja, é um turismo que leva em consideração os impactos causados e tenta tornar todo o processo mais positivo.

Dessa forma, ele pensa no impacto ambiental, mas não deixa de lado a questão social. Logo, ele é uma forma de melhorar o contato ecológico e social dos turistas com os lugares de destino. 

Sendo assim, temos uma forma não só de proteger as comunidades receptoras, como também de oferecer experiências mais ricas para os turistas. 

E claro, não podemos nos esquecer que essa é forma de preservar o ambiente, a cultura e aspectos gerais das sociedades em pontos turísticos.

Portanto, temos o turismo como uma forma de valorização e proteção desses ambientes. 

Para se ter ideia, o turismo representa cerca de 10,4% do PIB mundial, sendo uma das principais atividades que contribuem para o desenvolvimento de cidades.

Por isso, não há como ignorar sua força e a importância do turismo para o mundo. Mas adotar práticas mais sustentáveis pode trazer inúmeros benefícios, inclusive em longo prazo. 

Saiba como fazer um turismo sustentável

foto de uma moça de mochila branca no meio de um centro urbana com muitas pessoas e veículos. Imagem ilustrativa para texto turismo sustentável.
Você pode colaborar com o turismo sustentável tomando alguns cuidados ao se relacionar com outras culturas e ambientes.

Se você acha que fazer turismo sustentável pode ser algo complicado, saiba que é justamente o contrário.

Isso porque, pequenos hábitos e uma visão mais consciente do mundo podem fazer toda a diferença. 

Dessa forma, reunimos a seguir algumas dicas que podem guiar você a ter atitudes positivas na sua próxima viagem.

Seguindo essas recomendações, você pode contribuir para o desenvolvimento sustentável do local. 

Além disso, para planejar uma viagem, vale a pena você pode ter uma experiência mais tranquila e confortável contratando uma agência de turismo.

Isso porque, você terá a ajuda de profissionais capacitados para organizar seu passeio. 

Respeite a cultura local 

Um dos primeiros passos que precisamos adotar para um turismo sustentável, é tomar consciência das diferenças culturais e saber respeitá-las. 

Ou seja, se você está viajando para um determinado país, ou mesmo um outro estado que é um pouco diferente do seu, busque conhecer um pouco sobre a cultura da comunidade local. 

Além de aproveitar as belezas e atrações de um lugar, você também pode ter uma experiência surpreendente conhecendo mais sobre as pessoas e seus hábitos. 

Portanto, não esqueça de respeitar as tradições, seguir as regras e condições sociais do lugar. Essa é uma forma de construir um bom relacionamento com as outras pessoas e valorizar as diferenças que existem no mundo. 

Valorize a economia da região 

Como explicamos, o turismo tem um grande impacto na economia, do mundo como um todo, mas também para cada cidade que abre suas portas para os turistas. 

Por isso, a atividade turística pode contribuir para o crescimento econômico de uma cidade, uma vez que os visitantes podem consumir diversos serviços e produtos no local. 

Sendo assim, valorizar os comércios do local pode contribuir diretamente para a transformação social e melhoria de vida da população. 

Desse modo, não se esqueça de valorizar o artesanato regional e beneficiar as pessoas que usam essa prática como ganha pão.

Você também pode priorizar guias e motoristas que são moradores e dependem desses trabalhos. 

Se alimente com consciência 

foto de uma mesa com copos de suco e alimentos em um prato. imagem ilustrativa para texto turismo sustentável.
Escolha bem quais alimentos deseja consumir em sua viagem.

Você sabia que também é possível contribuir para o turismo sustentável na hora de se alimentar? Pois é, isso diz respeito aos alimentos que você escolhe consumir. 

Por exemplo, ao visitar uma cidade em determinada época do ano, você pode escolher os alimentos regionais e que estão em alta no momento. Isso gera uma série de pontos positivos na cadeia de consumo. 

Para começar, você não estará demandando um alimento fora de época, que para ser cultivado iria precisar de recursos químicos.

Além disso, não haverá o transporte por longas distâncias, o que também gera menos impactos na natureza. 

Ou seja, consumir alimentos locais poderá trazer uma boa experiência para você, com uma alimentação mais saudável e que também não afeta negativamente o ambiente ao redor. 

Preserve o meio ambiente 

Além de se preocupar com os impactos econômicos e sociais, você deve se manter atento à preservação ambiental quando o assunto é turismo sustentável. 

E para isso, existem várias práticas que podem ser evitadas ou mesmo adaptadas, para que você não gere um impacto negativo no local. 

Primeiramente, saiba que da mesma forma que você pode economizar água e energia em casa, também pode fazer isso durante uma viagem.

A produção de energia em muitos casos gera impacto no meio ambiente e a água é um recurso valioso. 

Além disso, você pode evitar o desperdício no momento de se alimentar, seja no café da manhã no hotel ou em restaurantes espalhados pela região. 

E claro, tente interferir o menos possível na fauna e flora.

É comum querermos levar alguma lembrança como plantas e rochas, ou ter contato com algum animal. O problema é que algumas dessas atitudes podem desequilibrar o ecossistema. 

Cuidado com os resíduos 

Você já parou para pensar na quantidade de lixo que pode produzir ao curtir um dia na praia, ao fazer uma trilha ou passear por um centro histórico? 

Nossa capacidade de produzir lixo pode ser bem alta. Por isso, você precisa ficar atento para não deixar resíduos espalhados por anda passa.

Além de desagradável, um ambiente sujo pode ser muito prejudicial para a fauna e flora do lugar. 

Pessoa jogando lixo em um cesto verde.
Recolha o seu lixo e mantenha os ambientes limpos ao visitá-los.

Desse modo, não se esqueça que o seu lixo é de sua responsabilidade. Então, você deve se preocupar com um descarte adequado. 

Ao mesmo tempo, você pode dar preferência por objetos reutilizáveis, como é o caso das garrafas e ecobags.

Assim, você estará evitando consumir mais e gerar lixo, irá economizar e ainda proteger os recursos naturais. 

Encontre boas formas de se deslocar 

Outra prática importante para um turismo sustentável diz respeito aos meios de locomoção. Afinal de contas, aviões, carros, motos e afins podem emitir vários gases prejudiciais ao meio ambiente. 

Dessa forma, na hora de viajar, você também precisa considerar formas de deslocamento mais sustentáveis.

Assim, já comece planejando um bom roteiro para que você não perca tempo e dê voltas desnecessárias no lugar. 

Se possível, dê preferência por formas mais saudáveis para ir de um lugar ao outro, seja fazendo uma caminhada ou andando de bicicleta.

Além de fazer bem pro ambiente, isso vai contribuir para o seu bem-estar físico. 

Mas claro, ao enfrentar trechos mais longos, opte pelo transporte público, pois você poderá chegar ao local desejado sem precisar colocar mais um automóvel nas ruas. 

Procure por estabelecimentos sustentáveis e práticas ligadas à natureza 

Se você quer contribuir com o turismo sustentável, não adianta apenas focar nas suas atitudes e não prestar atenção às práticas dos lugares nos quais consome. 

Por isso, procure saber se o hotel trabalha com práticas sustentáveis, ou mesmo se o restaurante está engajado com a economia de recursos.

Procure saber também se a produção do artesanato prezou pela preservação do meio ambiente. 

E claro, procure também por atividades locais que valorizam a cultura local e preservam a natureza. Esse pode ser o caso de muitas práticas ligadas ao ecoturismo. 

Viu como existem muitas práticas que contribuem para o turismo sustentável? Agora você já está preparado para ser um exemplo de turista. 

Ao cotar sua viagem com uma agência, você pode ter acesso a um catálogo amplo de opções de transporte, hotelaria e outros serviços. Com isso, pode escolher a opção mais adequada. 

A Encontre Sua Viagem possui parceria com mais de 1.500 empresas no ramo de turismo. Por isso, você encontra muitas opções, em um só lugar, com uma empresa responsável. 

Programe sua próxima viagem, seguindo as recomendações do turismo sustentável, com a Encontre Sua Viagem! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *