Está precisando de dicas para planejar sua viagem? Confira neste post os passos fundamentais para você organizar sua viagem com segurança e curtir muito suas férias!

Viajar pode ser ótimo mas, para realmente ter uma experiência única, é preciso contar com muito planejamento.

E não adianta apenas comprar uma passagem e arrumar a mala com antecedência, há vários fatores que precisam ser organizados com tempo. 

Por isso, na hora de fazer uma viagem, seja para um destino próximo ou para outros países, existem alguns passos que podem facilitar a sua vida. 

Afinal de contas, com um bom planejamento você poderá impedir uma série de imprevistos e ter ainda mais tranquilidade para curtir suas férias.

8 dicas para planejar sua viagem e aproveitá-la ao máximo!

Fazer uma viagem pode ser um bom momento para descansar, conhecer novos lugares e ainda ter contato com diferentes culturas.

Ou seja, vantagens é o que não faltam e você poderá ter ótimas experiências se fizer boas escolhas. 

Isso porque, não adianta escolher o destino ideal se você não se organizar para fazer uma boa visita.

Em um momento como esse é preciso estar por dentro de todos os detalhes e garantir que tudo funcione do jeito que você deseja. 

Nesse sentido, uma agência de viagens pode ser de grande ajuda, já que a equipe possui experiência e boas opções de serviços para indicar.

Dessa forma, ficará ainda mais fácil para você programar a sua visita.

Mas claro, se você deseja começar um planejamento por conta própria, para garantir que tudo sairá como programado, pode seguir alguns passos essenciais.

Portanto, confira a seguir as dicas para planejar sua viagem. 

1. Escolha seu destino

O primeiro passo em um planejamento de viagem é a escolha do destino. Isso porque, a partir dele você poderá organizar os passos seguintes. Assim, é fundamental saber para onde você deseja ir. 

Ou seja, você está pensando em viajar para o interior do país? Ou curtir uma praia? Deseja fazer uma viagem internacional?

Além disso, já pensou se essa será uma viagem entre amigos, individual ou em família?

Então, saiba que você já pode começar a pensar no destino bem antes de comprar os pacotes e passagens. Apenas considere os locais que deseja visitar e comece a pesquisar sobre ele. 

Foto de um casal sentados em frente a uma cachoeira. Imagem ilustrativa para texto dicas para planejar sua viagem.
Descubra qual o destino você deseja conhecer para começar a planejar a viagem.

Sendo assim, em um momento como esse, você pode aproveitar várias dicas de outras pessoas, seja por vídeos na internet, posts e até mesmo perguntando para conhecidos. 

2. Defina seu orçamento

Entre as dicas importantes para planejar sua viagem, a definição de gastos é algo que não pode faltar. Afinal, você precisa ter noção de quanto poderá investir e quais as opções mais adequadas para você. 

Por isso, já comece pesquisando os valores envolvidos no destino escolhido. Assim, você conseguirá saber se ele se encaixa ou não no seu orçamento. 

Do mesmo modo, para fazer uma boa viagem, tenha em mente que você deverá arcar com as passagens, hotelaria, transporte no local, alimentação e até mesmo entrada para serviços e atrações. 

O segredo é saber combinar o seu orçamento disponível, com os custos que você terá com a viagem. 

3. Pense nas melhores datas na sua agenda

Outro ponto principal para que você programe a viagem de forma correta é saber qual período você terá disponível. E claro, qual data será mais apropriada de acordo com a sua agenda. 

Dependendo do tipo de destino, é ideal que você tenha mais dias para conseguir aproveitar o máximo possível e conhecer todos os pontos turísticos que deseja.

Outras viagens podem ser menores, com tempo suficiente para um bom descanso. 

Portanto, considerando o destino e os dias disponíveis para fazê-lo, você consegue ter em mente qual será a data adequada para a viagem. 

Mas não se esqueça que a época do ano também é muito importante.

Isso porque, se você deseja curtir uma praia, temperaturas mais elevadas são o ideal. Do mesmo modo, quem quer curtir um friozinho e até ver neve, precisa viajar no inverno. 

4. Procure por hospedagens que caibam no seu orçamento

Lembra que recomendamos definir o orçamento logo acima? Pois é, ter noção do orçamento irá ajudar você nesse próximo passo: a escolha da hospedagem. 

Dessa forma, é importante que você faça uma pesquisa cuidadosa, considerando todas as opções de hotelaria disponíveis no local desejado.

Neste momento, você encontrará opções com quartos maiores, menores, com serviços de café da manhã e afins. 

Foto de dois recepcionistas com roupas pretas no atendimento de um hotel, vemos computadores e telefones. Imagem ilustrativa para texto dicas para planejar sua viagem.
Confira todas as opções de hotéis e os benefícios que eles oferecem.

Por isso, já comece a anotar as alternativas que mais lhe agradam. Logo, tente escolher os hotéis mais próximos da maioria dos pontos turísticos, isso pode facilitar seu deslocamento no dia a dia. 

Mas claro, se essas opções forem mais caras, sendo completamente fora do orçamento, foque nos hotéis mais distantes.

É só escolher aqueles que estão próximos dos transportes públicos que levam até os pontos turísticos. 

5. Estabeleça seu gasto diário

Outro passo que pode ajudar muito você que vai viajar, é estabelecer uma média de gasto diário. Ou seja, some todas as previsões de gastos que você terá para estabelecer um valor por dia. 

Por meio de um bom planejamento, você já consegue ter noção do quanto poderá gastar por dia, sem precisar passar apertos e ficar sem grana.

Essa é uma forma de trazer mais tranquilidade durante a viagem. 

Desse modo, comece pesquisando sobre os preços de entradas para atrações, valores dos meios de transporte e até custos com a alimentação no local.

Assim, você já saberá o quanto irá precisar e pode programar seus dias sem correr riscos. 

Lembre-se que no momento de planejar uma viagem é preciso ter muita paciência para consultar todas as opções e ficar por dentro dos detalhes. 

Ao mesmo tempo, não se esqueça de planejar como você irá pagar as coisas, se será por dinheiro ou cartão de crédito, por exemplo.

E caso a viagem seja internacional, não se esqueça de consultar a cotação da moeda local em relação ao real. 

6. Liste todos os pontos turísticos para conhecer

E claro que entre as dicas para planejar sua viagem, não poderíamos deixar de mencionar o momento de montar um roteiro. 

Sendo assim, você precisará listar todos os pontos turísticos e atrações que deseja conhecer, para programar como serão seus dias e qual a ordem das visitas.

Por isso, pesquise com cuidado e tente não deixar nenhuma opção de fora da lista. 

Em seguida, já comece a organizar a ordem de visita. Isso porque, existem atrações que podem estar mais perto umas das outras e, para poupar seu tempo, você pode visitá-las no mesmo dia. 

Foto da mão de uma pessoa apontando para um mapa.
Programe suas visitas e faça um roteiro completo.

Assim, pense no seu trajeto e nos meios de transporte que deverá usar para programar e montar seu roteiro de viagem. 

Nesse sentido, considere também as dicas de blogueiros e amigos que já foram ao local. Essas experiências podem indicar para você os trajetos mais adequados. 

Logo, aproveite o máximo de dicas que conseguir para montar um roteiro completo e que esteja de acordo com o seu gosto. E claro, confira quais são os transportes mais adequados para os trajetos. 

Dependendo do lugar, você poderá andar de trem, ou o ônibus será uma alternativa mais adequada. Até uma boa caminhada pode ser uma opção.

7. Atenção à documentação necessária

Você não pensou que iríamos nos esquecer da documentação nas dicas para planejar sua viagem, não é? Essa é uma parte essencial para quem deseja viajar, seja para dentro do país ou fora dele. 

Primeiramente, começando com viagens nacionais, tudo será ainda mais prático, já que você pode viajar com a carteira de identidade ou outro documento com foto e CPF.

Inclusive, alguns documentos de identificação já reúnem o RG e CPF em um só lugar. 

Isso é válido também para os países que fazem parte do Mercosul. Portanto, você já pode ficar mais tranquilo na hora de visitar nossos vizinhos. 

Mas em outras viagens internacionais você poderá ter mais trabalho quando o assunto é documentação.

Isso porque, muitos países podem exigir o visto e o passaporte, e até mesmo o cartão de vacina com certificado. 

Então, se esse for o caso para sua viagem, já comece a se programar para tirar os documentos com antecedência. Pois pode haver algumas burocracias, taxas a serem pagas e o tempo de emissão. 

8. Faça suas compras!

Pessoa usando um computador em uma mesa de madeira, com caderno, óculos escuros e um café do lado.
Consulte várias opções de serviços antes de realizar uma compra.

Depois de todas as informações reunidas e documentos organizados, é hora de você procurar as melhores opções de compra.

Nesse momento, já busque por passagens, hospedagem, seguro viagem e até passagens de transportes locais. 

Mas claro, para fazer boas escolhas, você precisa realizar todo um planejamento com antecedência. Seguido de uma boa pesquisa no mercado, para depois concluir as compras. 

Só assim você poderá garantir bons preços e, de fato, economizar. Depois de tudo planejado e com uma consulta prévia, você pode conseguir opções que realmente caibam no orçamento. 

Por isso, também vale a pena ficar ligado em promoções que podem acontecer e descontos em passagens aéreas e afins.

Assim, além de garantir que tudo fique dentro do seu orçamento, você pode ter economia para aproveitar ainda mais durante a viagem.

Então, já está por dentro das dicas para planejar sua viagem? Agora você pode programar suas férias com mais tranquilidade. 

E claro, contando com a ajuda de uma agência de viagens, você encontra pacotes de viagens mais baratos. 

Com a Encontre Sua Viagem, por exemplo, você tem acesso a mais de 400 mil opções de hotelaria e 130 companhias aéreas do mundo.

A empresa possui 10 anos de experiência no mercado e conta com 1.500 parceiros no ramo de turismo. 

Aproveite as dicas para planejar sua viagem e faça a cotação com Encontre Sua Viagem para obter os melhores serviços. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *